sábado, 20 de novembro de 2010

A Vitalidade de Londres

Londres, graças ao desenvolvimento comercial, passou a ocupar um lugar importante na Europa.
Atrevés dos juros, aumentaram as quantias de dinheiro o que levava a um capitalismo financeiro. A libra foi reconhecida mundialmente e isso levou a uma estabilidade da libra estrelina.
Em 1703 foi assinado o contrato de Methuen que fez com a Inglaterra ficasse ligada ao ouro brasileira, usado pelo povo português para pagamentos das trocas comerciais entre os dois. Através deste tratado, a Inglaterra importava os vinhos portugueses em condições alfandegárias favoráveis em troca da abertura do mercado português aos texteis ingleses. Este tratado não trouxe muitos benefícios para Portugal: o tratado ia contra todos os princípios mercantilistas (mais exportações que importações) pois eram obrigados a importar e como os têxteis  vinham de Inglaterra, isso não permitia um desenvolvimento das manufacturas por parte de Portugal.
O Banco de Inglaterra foi fundado em 1694 e era o centro do sistema financeiro britânico. Existiam três tipos de operações:
  • emissão de notas
  • aceitação de depósito, operações de transferência e de desconto de letras de câmbio
  • concessão de empréstimos ao Estado e ás Companhias de Comércio
Banco de Inglaterra

Uma forma dos ingleses desenvolverem a marinha mercante e aumentarem a obtenção de lucros foi o facto de apenas utilizarem navios britânicos, assim não tinham que alugar outros navios para as trocas comerciais. Isto foi uma medida mercante pois o seu objectivo é a acumulação de lucros.
Na Índia, apenas os ingleses podiam fazer comércio e comprar produtos e os trabalhadores tinham que trabalhar para si. Os ingleses eram corruptos. Detinham o poderio de todo o comércio indiano e submeteram o povo á exploração.
Para além do comércio com o estrangeiro, Inglaterra também domina o comércio europeu (metais preciosos vindos de Espanha, por exemplo).
Inglaterra apostou na expansão e no desenvolvimento manufactureiro. E Portugal, como era pobre em manufacturas, sempre dependeu dos ingleses.

Sem comentários:

Enviar um comentário