sábado, 4 de junho de 2011

Racionalização do Trabalho

A industrialização provocou alterações essenciais no processo de produção e na vida económica.
A maquinofactura foi instalada para ter a possibilidade de satisfazer as crescentes ambições de lucro dos fabricante e originou a fábrica. A fábrica passou a ser o local característico da Revolução Industrial, estava destinada a produzir o mais possivel, a custos menores e concentrava nas suas instalações os operários, as máquinas e os meios de produção. Com todos os operários concentrados no mesmo espaço de trabalho, houve a obrigação de regulamentar uma disciplina laboral, que introduziu horários bastante rígidos e capatazes a vigiar os trabalhadores, para garantirem que todos faziam o trabalho bem feito para uma maior e melhor produção.
Existia uma necessidade de vencer a concorrência e de obter cada vez mais lucro por isso os industriais passaram a preocuparam-se com a rentabilização do trabalho. E foi assim que se deu a divisão do trabalho e a especialização de tarefas para evitar a perda de tempo e manter um bom ritmo de trabalho.
Estes novos métodos de trabalho fabril inciaram-se em Inglaterra mas tiveram um grande aperfeiçoamento na Alemanha e especialmente nos EUA.
O taylorismo contribui imenso para diminuir os custos dos produtos finais e assim, permitia a sua colocação no mercado, de forma acessivel para todos; ajudou a consolidar a produção e o consumo de massa.
A massificação da produção teve como objectivos a uniformização e padronização de produtos produzidos em série. Este processo chamou-se de estandardização e tornou possivel novos processos de comercialização relacionados com o consumo de massas.
Todas estas alterações exigiram aos donos das indústrias mais capital e para estes sobriviverem à concorrência, tinham que recorrer aos bancos e outras formas de financiamento. Isso causou o inicio da capitalização da economia industrial.
O modo de produção industrial e capitalista define-se por:
  • uma concentração dos trabalhadores e dos meios produtivos
  • utilização de fábricas como locais destinados para o processo de produção
  • mecanização crescente do processo produtivo e constante actualização do equipamento
  • disciplinação e racionalização do trabalho operário com o objectivo de uma crescente obtenção de lucros
  • separação entre trabalhadores e patrões

Sem comentários:

Enviar um comentário