segunda-feira, 6 de junho de 2011

A industrialização da economia agrícola e o capitalismo rural

Este fenómeno da industrialização teve um grande impacto na economia rural, onde causou uma revolução (agrícola) que teve várias consequências em termos demográficos, sociais e culturais. A industrialização neste sector consistiu basicamente na mercantilização da economia agrícola através da adesão dos possuidores das terras ao espírito lucrativo e produtor. Isso fez com que houvesse uma maior gestão das suas explorações fundiárias ou seja, eles utilizaram os novos conhecimentos adquiridos para poderem modernizar as prácticas, os utensílios e os processos de produção, com o objectivo de rentabilizar o trabalho agrícola, através da maior produção com menor mão de obra e a menores custos.
Este processo instalou-se primeiramente na Europa, nos finais do século XVII, mas só atingiu o seu auge no século XIX, beneficiando de algumas condições:
  • Os progressos científicos-técnicos, impulsionados por este processo, deram a possibilidade de melhorar os utensílios e de mecanizar o trabalho agrícola. Também foram adquiridos maiores conhecimentos sobre os vários processos agrícolas como o processo de germinação, aparecendo assim, nalguns países, escolas agrícolas onde se estudava e ensaiava novas prácticas ligadas à agricultura. E foi disto que resultou a agrícultura evoluida.
  • O alargamento dos transportes e maior rapidez de comunicação foi uma condição essencial á renovação agrícola pois a maioria da produção agrícola estragava-se a curto ou médio prazo e por isso tinha que ser rapidamente distribuida nos mercados. Logo, a revolução dos transportes foi um factor muitissimo importante. E também, graças a este melhoramento relativamente aos transportes, muitas regiões agrícolas puderam passar a dedicar-se a culturas mais adequadas às suas características geoclimatéricas. O aumento da especialização agricola obrigou à criação de uma rede de trocas produtivas entre as várias regiões. Assim, o desenvolvimento dos transportes e a industrialização da agricultura foram decisivos na construcção dos mercados internos.
  • Outra condição importante, que deu a possibilidade de existirem capitais disponíveis e instrumentos de crédito precisos para investir, foi o crescimento do capitalismo financeiro.
Todas estas condições motivaram os empresários capitalistas a investirem nos campos, pela compra de terras por exemplo e foi assim que apareceu o capitalismo rural.
Resumidamente, devido ás consequências que afectaram a economia rural, foi obtida uma maior rentabilização dos solos, aumentando a área cultivada, a produtividade e a quantidade da produção e diminuindo os preços dos produtos agrícolas. Isto causou uma melhoria em relação á alimentação das pessoas, aumentando a esperança de vida das populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário