segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Arranque de Novas Potências

Todo o êxito económico que Inglaterra teve serviu de incentivo para outros países, que foram criando as condições necessárias para poderem competir com este país, para poderem ser independentes economicamente.
Os primeiros países a inciarem este processo foram, obviamente, aqueles que eram mais desenvolvidos e que detiam maiores potencialidades naturais (matérias primas, fontes de energia, desenvolvimento cientifico, etc). Estes eram os países da Europa Ocidental e do Noroeste e os Estados Unidos da América.

França 

A França avançou para industrialização tardiamente e desenvolveu-se lentamente, devido a razões políticas e estruturais (agitação provocada pela revolução de 1789, por exemplo). Os primeiros sinais de desenvolvimento, no inicio do século XIX, deram-se no sector têxtil e na exploração de carvão. Mais tarde, desenvolveram-se as as indústrias siderurgicas e metalurgicas; depois expandiram-se as linhas-férreas, desenvolveram-se as instituições financeiras e surgiram empresas ligados a produção de automóveis.

Alemanha

O arranque da Alemanha também se deu tarde devido às consequências políticas sofridas pela unificação. Mas o seu desenvolvimento foi bastante rápido. Era um país com muitas potencialidades naturais, das quais pode tirar proveito, e também tinha ao seu dispor todas as experiências e descobertas já efectuadas até essa altura. A industrialização moderna e de ponta foi promovida pelos empresários, que investiam nas indústrias pesadas do ferro e do aço, na extração da hulha e da lenhite e na produção do carvão. A construção naval e a expansação do caminho de ferro também foram incentivadas e no final desse mesmo século, desenvolveram-se as indústrias quimicas e de electricidade (que veio a revelar uma grande utilidade futura).

Estados Unidos da América

Os EUA, em 1840 eram uma potência secundária e, rapidamente, passaram para 1º lugar na produção industrial mundial no ano de 1900. Este rápido crescimento deveu-se ao facto do país:
- deter um território praticamente virgem, abundante em recursos naturais (terras férteis, metais preciosos, petróleo, etc)
- ter um acelerado crescimento demográfico, graças á crescente imigração europeia
- ter uma agricultura modernizada e mecanizada, com o objectivo de produzir em massa e exportar mais
- possuir um clima social livre e dinâmico
- ter um mercado interno que estava em constante crescimento
- ter pautas aduaneiras proteccionistas

Todos estes factores deram a possibilidade de desenvolvimento de todos os sectores da economia americana. Os primeiros destes sectores a desenvolverem-se foram os têxteis, depois expandiram-se as siderúrgias e metalúrgias, a expansão do caminho de ferro, a exploração mineira, a indústria química e elétrica.
Este crescimento da produção industrial permitiu uma grande quantidade de capitais e assim os EUA, que eram um país que era financiado, passou a ser o financiador.

Japão

O Japão foi o primeiro país asiático a modernizar a sua economia, por uma industrialização rápida e inesperada. Este progresso deu-se graças á política cultural e económica que era desenvolvida pelo imperador, que motivava o contacto com o Ocidente.
A industrialização deste país iniciou-se no sector têxtil. Depois surgiram novos sectores de ponta como a construção naval, a indústria siderúrgica, de armamento e quimica.

Sem comentários:

Enviar um comentário