domingo, 24 de outubro de 2010

O Desenvolvimento Holandês

Os países baixos estavam dependentes da Casa da Aústria, dos reis de Espanha e dos Estados Alemães mas eram países priveligiados devido á sua localização. Na maioria dos países europeus, a demografia diminuiu por causa das guerras, das pestes, da fome, etc. mas na Holanda a situação foi contrária. A Holanda registou um enorme crescimento demográfico no século XVII graças a dois factores:
* com o desenvolvimento da agricultura, conseguiram satisfazer as necessidades da população holandesa e elevar o seu nivel de vida;
* a imigração, que se deu devido á boa situação financeira em que a Holanda se encontrava e á tolerância religiosa (acolheram os judeus expulsos pelos outros países da Europa).

A Holada distinguiu-se de Portugal e de Espanha pelo espirito de iniciativa da sua população e também pela grande quantidade de burgueses que habitavam esta região.
Os holandeses desenvolveram diferentes actividades como a agricultura, que sofreu vários avanços como a rotação de culturas, introdução de outras culturas, criação de gado para fertilizar a terra, etc, e da manufactura, com novas técnicas de trabalho (trabalho em série). Algumas destas são: a têxtil e a metalurgica.
Como o território holandês não era muito extenso e era constantemente alagado pelo mar, a exploração agrícola tornava-se um problema. Então, os holandeses tiveram a necessidade de conquistar terras pela via marítima e de construir diques e canais para aumentar a área de cultivo.
A pesca e a exploração de novas fontes de energia (como a utilização do moinho) foram outras das actividades desenvolvidas por este povo.
Outra indústria, também muito importante, que sofreu progressos foi a construção naval. Os holandeses encontraram uma forma de construir barcos mais rápidos, com uma maior capacidade de carga e este desenvolvimento permitiu á Holanda obter sucesso na expansão ultramarina e na industria pesqueira. Tudo isto proporcionou uma melhor qualidade de vida ás pessoas.

Campo Holandês
No século XVII, a Peninsula Ibérica perdeu a capacidade comercial e foi Amsterdão que se tornou o centro da economia europeia e mundial da época. Foi nesta altura que apareceu um novo sistema de capitalismo financeiro e comercial que tinha por base o lucro obtido com o comércio e que se apoiava nas bolsas e nos bancos. Aliás, foi a Holanda que fundou a primeira bolsa, destinada apenas para actividades financeiras.
Uma das primeiras invações no campo financeiro foi o aparecimento de sociedades por acções, que pequenos grupos de investidores que se reuniam e tinham o objectivo de alcançar o maior lucro possivel.
A burguesia holandesa invetia quase tudo o que ganhava, criando um grande dinamismo no se país. Era uma burguesia dinâmica.
Dominaram o mar Báltico de forma a conseguirem obter produtos naturais e alimentares e matérias-primas pois eram produtos muito baratos e ideias para satisfazer a população.
O principal interessa que a Holanda tinha em Espanha era a prata americana e o maior interesse em Portugal era o sal, que servia para conservar alimentos e tratar as peles.
A Holanda também queria o seu próprio império, conquistando algumas colónias aos portugueses e aos espanhóis como: Mina e região do Cabo, alguns locais da Índia e fixaram-se na China, nas Molucas, no Japão, nas Filipinas entre outras. Nestas colónias, os holandeses criaram feitorias para controlar o comércio e para se certificarem que os produtos obtidos nas colónias iam para metrópole. Estas medidas também já tinham sido adoptadas pelos portugueses e pelos espanhóis.

Mapa dos Países Baixos

1 comentário:

  1. Muito bem Joana está um texto bastante compreensivo e com bastante rigor.
    É bom que este trabalho seja útil para o melhor entendimento da História.
    Espero que todo este esforço e trabalho se venha a refletir nos testes.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar