quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Revolução Comercial foi originada pelas novas rotas comerciais e pela globalização comercial e cultural da qual, os países mais beneficiados foram os europeus.
Os primeiros povos a iniciarem a expansão ultramarina e a criarem as primeiras colónias foram os portugueses e os espanhóis.
O Império Espanhol baseou-se na conquista territorial, dominando as populações através da força emquanto que os portugueses utilizaram uma vertente mais pacífica, com base na exploração comercial e na disperção territorial.
  • Em África, os portugueses construiram feitorias onde os povos africanos deixavam os seus produtos. Portugal também comprava escravos no continente africano, mais precisamente no Congo mas muitos morriam pois tinham que percorrer uma grande distância para ir ao encontro dos portugueses por isso passaram a comprar em Angola pois para além de ser mais perto, existia um maior número de escravos.
  • Na Índia, já existiam muculmanos que não queriam perder o seu negócio com a chegada dos portugueses por isso criaram uma certa resistência. Então Portugal cirou fortalezas, com indianos e portugueses vindos da metrópole, para proteger os interesses do nosso país. Príncipes Indígenas aliaram-se ao Rei de Portugal porque quando os portugueses chegaram á Índia passou a haver concorrência entre os muçulmanos e os estrangeiros (portugueses) que prometiam ao povo indiano vantagens cada vez melhores. Criaram então protectorados governados por estes!

1 comentário:

  1. Deveria dar um título, por exemplo neste post, poderia ser dado o título, A expansão, seguidamente devria falar dos dois países, Portugal e Espanha, dizer as razões da expansão e referir porque razão os portugueses, foram pioneiros.
    Quem visitar o blogue necessita de imediato saber do que vai tratar o texto apresentado.

    ResponderEliminar