segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Revolução Francesa e Americana

Primeiro deu-se a revolução americana e só depois a francesa. Graças a estas revoluções, o liberalismo começou a expandir-se devido ás revoluções liberais.
A Inglaterra dominava os Estados Unidos e queria aumentar os impostos e os americanos revoltaram-se, pois queriam a sua independência e conseguiram-na, com a ajuda dos franceses (enviaram um exército para a América e também apoiaram os americanos economicamente). Não foram só os impostos que levaram o povo americano a revoltar-se: desejavam a liberdade e o direito de defender os princípios do iluminismo em que todos os homens nascem iguais, logo têm os mesmo direitos e deveres, e em que era o povo que elegia o seu representante.

Revolução Americana



Esta revolução vai ter repecursões no continente europeu, pois como foram os franceses que foram ajudar os americanos, quando voltaram para o seu país de origem, voltaram com as ideias revolucionários que motivaram a revolução americana. A Revolução Francesa, ocorreu no ano de 1789 e foi provocada pelas graves crises agrícolas devido ao clima (maus anos agrícolas), á corrupção que existia e ao atraso em que o país se encontrava em relação á produção de manufacturas! A balança comercial dos franceses também se encontrava desiquilibrada, o que significa que se importava mais do que se exportava e os gastos feitos pelo Estado eram imensos e a maioria deles, eram supérfulos (a corte gastava em demasia nas festas, banquetes, viagens, produtos luxosos e desnecessários). Existia ainda uma forte estrutura social, que trazia privilégios para o clero e para a nobreza (por exemplo, a insenção de impostos) e era o povo, que era a ordem social com menos rendimentos, que pagava os impostos, que trabalhava de sol-a-sol e vivia em condições miseráveis. Para além disto, também tinham o objectivo de acabar com o regime politico que vigorava na altura, o absolutismo, e instaurar o liberalismo.
A Revolução deu-se no dia 9 de Julho do ano de 1789, e era representada maioritariamente por membros da burguesia e do povo e o inicio da revolução foi quando se deu a tomada da Bastilha.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) teve como ideia-base a liberdade individual e afirmava que todos os homens nascem iguais e permanecem livres. Com isto, passou a existir o direito á liberdade de opinião, de imprensa e de expressão. O povo passou a ser o mandatário pois era nele que residia o poder.
Apesar de tudo isto, a igualdade era bastante relativa pois, por exemplo, só podiam votar que fosse do sexo masculino, maior de idade, soubesse ler e escrever e que pagasse os impostos.
No ano de 1972, foi instaurado em França, o governo da convenção, que passou a ser conhecido como o governo do terror. A seguir a esta convenção seguiu-se o Directório, que liberalizou a economia e que separou o Estado e a Igreja (estado laico). Depois foi instaurado o Consolado, que estava entregue a três consules. Graças ao Consolado, houve uma estabilização do regime político e da própria vida dos franceses e isto levou ao fim da revolução!

 
Revolução Francesa